Inclusão

Queridos Responsáveis e alunos,

É necessário que vocês pais, ou responsáveis pelo aluno possam dar atenção especial nessa nova etapa de atividades, contribua para que esse momento seja o mais prazeroso possível.
Contem sempre conosco!
Lembre-se que cada um aprende no seu tempo e ritmo
Para isso, é essencial que o responsável tenha a intenção de ajudá-los para fazer esse desenvolvimento acontecer.
As atividades devem ser realizadas um pouco a cada dia para manter a rotina de estudo.

ATIVIDADES
Confira as sugestões de atividades
Semanas 1 e 2 Ficha do aluno
Semanas 3 e 4 Rotina e desfralde
Semanas 5 e 6 Atividades lúdicas
Semanas 7 e 8 Atividade - estimulação sensório motora
Semanas 9 e 10 Atividade coordenação motora
Semanas 11 e 12 Noções de esquema corporal
Avaliação Avaliação Educação Inclusiva
Semanas 13 e 14 Pareamento
Semanas 15 e 16 Alfabeto
Semanas 17 e 18 Formas, cores e coordenação motora fina
Semanas 19 e 20 Regulação emocional e desregulação
Semanas 21 e 22 Noções de esquema corporal
Avaliação Avaliação 2º trimestre



Vídeos
Sugestão de atividades que são explicada por meio de vídeos.
Atividades
Atividades para desenvolver habilidades
Links e Apps
Diversas opções para aprender com apoio da tecnologia
Para fazer juntos
Atividades para fazer com toda a família

Rotina
Dicas para estabelecer a rotina



Dicas da ATP Luciana Coelho para os responsáveis:

  • Aposte na comunicação visual – prefira explicar e ilustrar apoiando-se em figuras, quadros, fotos, objetos reais e demonstrações físicas.
  • Opte por dividir as atividades, exercícios e tarefas em partes – em vez de pedir que a criança faça tudo em um único dia ou em 2 dias, selecione as atividades para que realize durante a semana.
  • Comece pelas tarefas mais fáceis e deixe as tarefas mais complexas para o final – isso eleva a autoestima da criança e o estimula a continuar engajada na atividade. Você pode também optar por começar com atividades que você já sabe que a criança gosta mais (atividades com massinha, giz, colagem ou tinta guache!?), e ir introduzindo aos poucos as atividades que ela tem mais resistência.
  • Forneça instruções claras e diretas e use palavras concretas – evite enunciados e solicitações longas e abstratas - Em vez de fazer perguntas abertas, ofereça duas alternativas e deixe que a criança escolha a que deseja.(a criança pode apontar/gestual ou oralmente)
  •  Rotina – Rotina, um cantinho para realizar as atividades, vista a camisa da escola, aos poucos a criança fará a relação do ambiente “novo’’ para realizar as atividades.
  • Preveja e antecipe as mudanças na rotina – invista em explicações sobre as mudanças. Caso precise mudar o espaço que iniciou as atividades. (Exemplo: Da sala para cozinha). Leve a criança antes no novo espaço e observe se ela se sente confortável com a novidade.
  • Observe a ocorrência de sobrecarga sensorial – ofereça exercícios físicos, massagens ou objetos de conforto de forma a auxiliar o processamento sensorial.
  •  Para que realize seu comando na brincadeira ou atividade - Precisa que dê o comando mostrando como se faz, pegue na mão da criança, faça junto com ela. Aos poucos deixe que a criança tente realizar sozinha.
Sugestão: Aproveitem o momento, realizem as refeições juntos; ouçam músicas; dancem; contem histórias (quem sabe a sua própria história); joguem; brinquem; façam atividades físicas; artesanatos; assistam filmes; desenhos; façam orações; meditação; leitura; enfim, ensinem bons hábitos, soltem a imaginação e transformem sua casa em um lugar harmonioso e cheio de memórias positivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário