Queridos Responsáveis e alunos,
É necessário que vocês pais, ou responsáveis pelo aluno possam dar atenção especial nessa nova etapa de atividades, contribua para que esse momento seja o mais prazeroso possível.
Contem sempre conosco!
Lembre-se que cada um aprende no seu tempo e ritmo
Para isso, é essencial que o responsável tenha a intenção de ajudá-los para fazer esse desenvolvimento acontecer.
As atividades devem ser realizadas um pouco a cada dia para manter a rotina de estudo.
| ATIVIDADES | ||
| Confira as sugestões de atividades | ||
| Semanas 1 e 2 | Ficha do aluno | |
| Semanas 3 e 4 | Rotina e desfralde | |
| Semanas 5 e 6 | Atividades lúdicas | |
| Semanas 7 e 8 | Atividade - estimulação sensório motora | |
| Semanas 9 e 10 | Atividade coordenação motora |
|
| Semanas 11 e 12 | Noções de esquema corporal | |
| Avaliação | Avaliação Educação Inclusiva | |
| Semanas 13 e 14 | Pareamento | |
| Semanas 15 e 16 | Alfabeto | |
| Semanas 17 e 18 | Formas, cores e coordenação motora fina | |
| Semanas 19 e 20 | Regulação emocional e desregulação | |
| Semanas 21 e 22 | Noções de esquema corporal | |
| Avaliação | Avaliação 2º trimestre | |
| Vídeos Sugestão de atividades que são explicada por meio de vídeos. |
Atividades Atividades para desenvolver habilidades |
| Links e Apps Diversas opções para aprender com apoio da tecnologia |
Para fazer juntos Atividades para fazer com toda a família |
Rotina Dicas para estabelecer a rotina |
Dicas da ATP Luciana Coelho para os responsáveis:
- Aposte na comunicação visual – prefira explicar e ilustrar apoiando-se em figuras, quadros, fotos, objetos reais e demonstrações físicas.
- Opte por dividir as atividades, exercícios e tarefas em partes – em vez de pedir que a criança faça tudo em um único dia ou em 2 dias, selecione as atividades para que realize durante a semana.
- Comece pelas tarefas mais fáceis e deixe as tarefas mais complexas para o final – isso eleva a autoestima da criança e o estimula a continuar engajada na atividade. Você pode também optar por começar com atividades que você já sabe que a criança gosta mais (atividades com massinha, giz, colagem ou tinta guache!?), e ir introduzindo aos poucos as atividades que ela tem mais resistência.
- Forneça instruções claras e diretas e use palavras concretas – evite enunciados e solicitações longas e abstratas - Em vez de fazer perguntas abertas, ofereça duas alternativas e deixe que a criança escolha a que deseja.(a criança pode apontar/gestual ou oralmente)
- Rotina – Rotina, um cantinho para realizar as atividades, vista a camisa da escola, aos poucos a criança fará a relação do ambiente “novo’’ para realizar as atividades.
- Preveja e antecipe as mudanças na rotina – invista em explicações sobre as mudanças. Caso precise mudar o espaço que iniciou as atividades. (Exemplo: Da sala para cozinha). Leve a criança antes no novo espaço e observe se ela se sente confortável com a novidade.
- Observe a ocorrência de sobrecarga sensorial – ofereça exercícios físicos, massagens ou objetos de conforto de forma a auxiliar o processamento sensorial.
- Para que realize seu comando na brincadeira ou atividade - Precisa que dê o comando mostrando como se faz, pegue na mão da criança, faça junto com ela. Aos poucos deixe que a criança tente realizar sozinha.
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